quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dez mil reais?!

- Dez mil reais??
- Isso, a Fulana minha amiga da agência de viagens disse que sairia por dez mil reais a viagem. Isso para cada um de nós, então seria vinte mil.

Esse (acreditem se quiser) foi o diálogo que tive no final do ano passado com a minha prima do interior de Santa Catarina que, assim como eu, está planejando passar uns quinze dias na Alemanha, só passeando.
Eles não gastaram 10 mil cada um.

Bom, antes de eu entrar no assunto da Alemanha propriamente dita (e de como eu planejo ir pra lá, comprar passagens, etc) eu aproveito para falar novamente sobre um assunto que já mencionei aqui no blog: como a falta de experiência em viajar pode nos enganar e nos fazer deixar de lado os nossos sonhos.

Conheço muita gente que foi a Europa, muitos da minha idade, entre 25 e 30 anos, nas mais diferentes condições e com as mais diferentes histórias. Alguns deles tinham pouco dinheiro e foram para ficar muito tempo, outros foram por pouco tempo com muito dinheiro mas uma coisa é certa: se todo mundo tivesse que comprar um carro usado na hora de viajar ninguém sairia de casa. Portanto não é possível que para duas pessoas passearem quinze dias na Alemanha saia 20 mil reais.

Eu sempre fico na asa por uma questão do destino
Bom, vamos novamente falar da primeira questão, a passagem. Qualquer leitor pode perguntar para quem tem um pouco mais de experiência de viajar de avião quais são as dicas que ela tem e ela provavelmente vai dizer que utiliza sites de busca de passagens, segue blogs e perfis que comentam promoções e leêm fóruns de viajantes. Ou seja, quem quer fazer da viagem um estilo de vida (viajar mais de uma vez por ano para destinos interessantes) tem que estar constantemente informado sobre isso e planejar os feriados com alguma antecedência (mas nunca demais, um dia postarei algumas coisas que aprendi sobre isso).

Enfim, não desanimem com agências de viagens, se depender delas você não pega o avião, não faz o intercâmbio (tenho um post no forno só para falar sobre isso) e ainda por cima gasta um dinheirão.
Acho que uma outra dica muito útil e que ajuda a criar a expectativa da viagem é comprar um guia. Acredite, esse é um tipo de investimento do qual você não vai se arrepender, ao menos que compre um guia ruim. Com um bom guia você terá informações de como se chegar facilmente nos pontos turísticos além de informações mais detalhadas sobre a história daqueles lugares, um guia de hostels e hotéis interessantes para se ficar. Um guia atualizado também te ajuda a fazer o planejamento financeiro $$$ da viagem, uma vez que ele dá valores atualizados dos hotéis, passagens de ônibus locais e etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário